segunda-feira, 12 de junho de 2017

DUQUE DE BRAGANÇA RECEBIDO EM FESTA EM BANGUECOQUE

Foto de Miguel Castelo Branco.


Foi com uma grande festa que a comunidade luso-thai da paróquia da Conceição, em Bangkok, recebeu esta tarde o descendente dos reis de Portugal, SAR o Senhor Dom Duarte de Bragança, que ali lhes foi oferecer uma imagem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa.
Em 1767, após a tomada e destruição de Ayutthaya pelos birmaneses, os portugueses que ali viviam instalaram-se provisoriamente em torno de uma ermida em Sam Sén, então uma pequena aldeia localizada a norte da actual Bangkok . Hoje, são cerca de 3000 aqueles que reivindicam a herança portuguesa. Resistiram durante séculos aos maiores desafios, mas permaneceram fiéis às suas raízes.
Não, não se trata de gente de bandel, à margem e socialmente desclassificada. Neles não há qualquer vestígio do "português à solta" ou daquela praga de assomadiços que tão mal fizeram ao nome de Portugal em terras do Oriente. Usando a expressão portuguesa antiga, trata-se gente limpa, habituada à governança e ao comando de homens, com todos os traços distintivos de uma excelente educação, bondade de propósitos, orgulho e dignidade. Servidores da monarquia, continuam a ocupar postos no exército, na marinha, na força aérea ou no funcionalismo do Estado.
Transcrevo a intervenção de Jirawach Dias, jovem que se expressa no melhor português e a quem coube dar as boas-vindas a SAR.
"Alteza Real,
Em nome dos luso-descendentes da comunidade, eu Jirawach Dias,exprimo a minha grande satisfação por receber novamente Vossa Alteza. Ainda nos lembramos da última visita de Vossa Alteza, em Julho de 2014. Dela, guardamos as melhores lembranças. Nós, os luso-descendentes, somos muito orgulhosos da nossa herança e da nossa fé em Nossa Senhora da Imaculada da Conceição.
Hoje é um dos maiores dias da história da nossa comunidade, dia memorável para todos os luso-descendentes, não só para a nossa comunidade, mas também para todas as outras existentes na Tailandia, pois recebemos das mãos de Vossa Alteza uma bela imagem de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.
Nossa Senhora tem a lua a seus pés e quando a lua reflecte o sol, então a Virgem reflecte a glória de seu Filho Jesus Cristo. Numa das mãos, Ela segura um globo com a Cruz de Portugal, pois Ela é Rainha do mundo e Padroeira de Portugal desde o reinado de Dom João IV, o primeiro Rei da dinastia de Bragança. Esta nova imagem é uma réplica daquela existente numa igreja em Vila Viçosa. Vamos colocá-la com grande respeito em nossa Igreja da Imaculada Conceição, em lembrança do legado do patrocínio da senhora da Imaculada Conceição a Portugal e à Casa Real de Bragança".

Sem comentários:

Enviar um comentário