sábado, 19 de maio de 2018

Morre da cidade do Porto o 51º Grão-Mestre da Ordem do Templo



ORDO SUPREMUS MILITARIS TEMPLI HIEROSOLYMITANI - OSMTH
Magnum Magisterium
Nota de Falecimento e Esclarecimento
Cidade do Porto, 18 de maio de 2018.
Estimados Freis e Freiras em Cristo, pertencentes à OSMTH-Porto - Portugal e de todo o mundo coube a mim como Príncipe Regente (Vice Gran-Maestro) em exercício, atendendo à vontade soberana do Grão-Mestre Dom Fernando Campello Pereira Pinto de Sousa Fontes informar-lhes sobre o seu falecimento ocorrido hoje dia 18 de maio de 2018, às 10:00 horas depois de longo período de tratamento e internações hospitalares.
Seu corpo está sendo velado na Igreja da Lapa, na cidade do Porto, Portugal.
Durante mais de cem dias acompanhei diariamente o estado de saúde do Grão-Mestre e em todos os momentos, com raras exceções, ele demonstrava sua preocupação com os destinos da Ordem.
Solicitou-me o Grão-Mestre que lhe prometesse que faria cumprir a sua soberana vontade após o seu falecimento, o que faço através deste primeiro comunicado oficial e nota de esclarecimentos:
- Disse-me ele que havia solicitado à uma pessoa de sua inteira confiança que guardasse consigo um envelope lacrado e devidamente selado no qual ele fazia a nomeação do próximo Grão-Mestre e outros membros para regerem a Ordem após o seu falecimento;
- Que convocasse a realização de um “Convenção Geral” em um prazo não superior a cem dias após o seu falecimento para a abertura do envelope que me será entregue pela pessoa de sua confiança na hora oportuna, segundo ele;
- Lembrou-me o Grão-Mestre que fazia isso por gozar de “todas as honras, atribuições, prerrogativas e privilégios vinculados a sua soberania e que suas decisões são definitivas e inapeláveis”. Disse ainda que, por esta razão, ficava revogada toda e qualquer norma que possa ter existido e que possa vir a ser contrária à sua soberana vontade”, conforme atestado pela testemunha que presenciou tal declaração que me outorgava esta incumbência;
- Diante deste relato informo que no dia 18 de agosto, do corrente ano, às 18:00 horas, estaremos realizando um Convenção Geral de corpo presente na Igreja da Lapa, cidade do Porto, Portugal, onde estaremos homenageando o Grão-Mestre Dom Fernando e também abrindo o envelope deixado por ele o qual aguardamos que nos seja entregue, conforme informado pelo Grão-Mestre, anunciando, assim, o nome do novo Grão-Mestre e demais nomeados por Dom Fernando como sua última vontade;
- Desta feita, convidamos a todos os Mestres Templários, Grão Priores, Priores, Grão Oficiais, Oficiais e membros da Ordem para estarem presentes a este ato e prestarem suas homenagens a Dom Fernando. Esta data foi escolhida porque sabemos que não existe coincidência visto que o Grão-Mestre Jacques Bernard De Molay e o Grão-Mestre Dom Fernando Campello Pereira Pinto de Sousa Fontes morreram em um dia 18. O primeiro em março de 1314 e o segundo em maio de 2018, este quando a Ordem do Templo completa 900 anos de existência. Também escolhemos esta data porque no dia 20 de agosto é comemorado o dia de São Bernardo de Claraval autor da Regras da Ordem do Templo.
Trazemos para vossas reflexões as palavras do Grão-Mestre Jacques Bernard De Molay proferidas em 1307, na reunião que participou em Chipre com os altos escalões da Ordem para anunciar o que estava prestes a acontecer naquele mesmo ano.
Disse o Grão-Mestre: Nós somos os guardiões da verdade Cristã. Nós sabemos quem foi o verdadeiro Jesus e o que Ele, na verdade, desejou. Desejou uma verdadeira fraternidade da qual todas as pessoas pudessem fazer parte, uma fraternidade onde a única religião fosse a consciência do bom e do belo que existe em cada espírito humano... O reino de Deus é o reino da verdadeira Justiça. É o reino da tolerância. É o reino da Fraternidade. Esse é reino pelo qual devemos lutar. O reino que merece o nosso sangue...”
Contamos com a presença de todos!
Recebam o meu Fraternal e Tríplice Abraço Templário
NON NOBIS DOMINE  NON  NOBIS   SED  NOMINI  TUO  DA  GLORIAM  
Maria Suzana Sendim Figueiredo Pinto de Fontes
Príncipe Regente, em Exercício

Sem comentários:

Enviar um comentário