sábado, 1 de dezembro de 2012

RESTAURAÇÃO





Uma obra que os jovens Portugueses - se ainda são Portugueses - terão de realizar é a REPORTUGALIZAÇÃO de Portugal, da nossa Pátria, dos nossos costumes, da nossa língua, da nossa História, da nossa Cultura, em suma, e da nossa materialidade - paisagem, edificação, etc.

Quem não acredita na possibilidade desta obra de restauração ou não é Português, ou sofre de grave complexo de inferioridade.

Isto não quer dizer que não se visitem países estrangeiros, nem que não se aprendam línguas alheias. Até será conveniente fazê-lo.

Como exemplo, eu nunca fui tão patriota como quando viajei fora da pátria. Todos os complexos de inferioridade que poderia ter tido desapareceram quando passei a viajar para os EUA; nunca fui tão orgulhoso de ser Português, como quando andei pelo nosso vasto Ultramar; nunca me senti mais envergonhado, como quando os "estrangeirados" pseudo-portugueses tomaram o poder em Lisboa e abandonaram os Portugueses do Ultramar, brancos e negros, e postaram-se servilmente perante as supostas grandes potências, nomeadamente as europeias da famigerada e traiçoeira "U.E.".

As várias línguas estrangeiras que estudei nunca me fizeram alienófilo, muito pelo contrário. Passei a sentir que Portugal era um país digno, de cultura e bem governado.

Esse sentimento de dignidade, de cultura, de boa governação, é que precisa de ser restaurado.

O que não será nada fácil, dada a actual degradação política e social (e psíquica) a que chegámos.

E só os jovens é que poderão fazê-la, já que velhos como eu só podem aspirar ao descanso contínuo, quiçá à boa morte.

J. Reis

Comendadoria de Santa Maria do Castelo de Castelo Branco

Sem comentários:

Enviar um comentário