sábado, 27 de abril de 2019

Romaria assinala 10 anos de canonização de São Nuno de Santa Maria

Programa eclético promete animar Vila entre os dias 26 e 28 de abril... A Romaria de São Nuno de Santa Maria assinala, em 2019, o décimo aniversário da canonização deste santo português, nascido em Cernache do Bonjardim. Entre os dias 26 e 28 de abril, a sétima edição da romaria apresenta um programa bastante eclético, com inúmeros concertos musicais, uma mostra de produtos regionais, uma exposição sobre a Batalha de Aljubarrota, uma recriação histórica, diversas celebrações religiosas, além do XXXVI Festival de Folclore. 
Promovida conjuntamente pela Câmara Municipal da Sertã e pela União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais (UFCBNP), esta romaria “mostra-se cada vez mais consolidada na sua missão de perpetuar a memória e o legado de Nuno Álvares Pereira, enquanto homem, guerreiro e santo. O certame tem vindo a assumir também um papel muito importante no panorama turístico, sendo atualmente um dos principais momentos do calendário anual de eventos do concelho”, refere a autarquia sertaginense numa nota enviada à comunicação social.

A importância desta figura maior é assim destacada, ao longo de três dias, na vila onde nasceu há 658 anos. Ainda hoje é visto como um exemplo ímpar de dedicação aos outros, sobretudo aos mais pobres e necessitados, e defensor de causas nobres e leais. O seu papel decisivo na manutenção da independência de Portugal, no século XIV, garantiu-lhe um lugar no panteão dos grandes heróis nacionais.

Evento tem programa recheado
De acordo com o programa, o arranque da romaria está agendado para as 19:00 do dia 26 de abril, com a inauguração da exposição “Batalha de Aljubarrota”, da Fundação da Batalha de Aljubarrota, no Seminário das Missões. Às 19:30 haverá missa presidida pelo Bispo da Diocese de Portalegre e Castelo Branco, D. Antonino Dias, na Igreja Matriz, seguindo-se a Procissão das Velas com a participação da Sociedade Filarmónica Aurora Pedroguense. Pelas 21:30, a Igreja do Seminário das Missões será palco do concerto com o Saint Dominic’s Gospel Choir.

O segundo dia de atividades, a 27 de abril, tem início às 10:00, com a pintura do mural “Batalha de Aljubarrota”, no Pavilhão Desportivo desta Vila. A abertura da Mostra de Produtos Regionais decorrerá às 13:00 e duas horas depois, no Salão Nobre do Seminário, acontece a conferência “À conversa com os Missionários”. A partir das 16:00, no recinto do Seminário, atuam o Grupo de Animação Seca Adegas, Grupo de Concertinas da Sertã e o Grupo de Música Popular de Cernache do Bonjardim. Segue-se às 19:00 a Recriação Histórica, que antecederá a atuação do Grupo de Cavaquinhos do Clube da Sertã. Destaque ainda para os concertos de David Antunes & The Midnight Band às 21:30 e da banda Cosmos às 23:00.

No domingo, último dia da romaria decorrerá a arruada às 10:00 com a Associação “Os Tambores de Casal da Madalena”, seguindo-se o cortejo com a participação da Filarmónica União Sertaginense. Às 11:00, na Igreja do Seminário, será celebrada a Missa de Ação de Graças a São Nuno de Santa Maria e, pelas 13:00 abre a Mostra de Produtos Regionais. A partir das 14:30 atua a Tuna da Academia Sénior da Sertã e inicia-se, às15:30, o 36.º Festival de Folclore, no recinto do Seminário das Missões. Às 21:00, a atuação do grupo “Sons do Minho” encerra a programação da romaria.

Um pouco de história
Pelo sétimo ano consecutivo a Romaria volta a invocar São Nuno de Santa Maria, nascido Nuno Alvares Pereira em 1360, fruto da relação entre D. Álvaro Gonçalves Pereira e Iria Gonçalves. O nascimento ocorreu nos Paços do Bonjardim, em Cernache do Bonjardim (Concelho da Sertã), e ainda jovem, Nuno Alvares Pereira ingressou na Corte, sendo armado Cavaleiro. Nos anos seguintes, cumpriu várias façanhas à frente de destacados exércitos. Notabilizou-se na crise de 1383-1385, quando se aliou a D. João Mestre de Avis (futuro D. João I), e com ele defendeu a independência de Portugal face às investidas do soberano de Castela, que reclamava o trono nacional. Nomeado Condestável do Reino, seguiram-se inúmeras batalhas, a mais famosa das quais foi a Batalha de Aljubarrota – um dos episódios mais celebrados da historiografia portuguesa.
Nuno Alvares Pereira mandou construir depois diversos templos religiosos e conventos e, em 1423, já depois de ter participado na conquista de Ceuta, repartiu todos os seus títulos e domínios pelos netos e entrou para a Ordem dos Carmelitas, no Convento do Carmo, tomando o nome de Irmão Nuno de Santa Maria.
Morreu em 1431 mas a sua lembrança permaneceu viva na memória de todos. Em 1918, foi beatificado pelo Papa Bento XV e, a 26 de abril de 2009, o Papa Bento XVI decretou a sua canonização, enquanto São Nuno de Santa Maria.

DEUS - PÁTRIA -REI

Sem comentários:

Enviar um comentário