quarta-feira, 15 de julho de 2020

ESTABILIZAR AS EMOÇÕES É HARMONIZAR-SE COM DEUS

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, fogo e noite

Todo Cavaleiro e Dama Templário sabe o quão difícil é o caminho da harmonização das suas emoções, pois assim como cada dia tem suas peculiaridades, o homem também internamente possui as suas, que nem sempre é o céu que deseja.
Dentro do homem existem dois homens, muitas vezes um quer ir para direita e o outro para esquerda.
O homem muitas vezes tem acções e reacções parecidas com a maré que muda de acordo com a lua, assim sendo, depara-se por vezes, com o contrário da maré que lhe oferece peixes em abundância.
Por vezes o homem deseja permanecer calmo e sereno, enquanto que o seu outro lado se agita como um caniço ao vento.
Um dia o homem acorda e deseja cantar de alegria, mas, por vezes, a vida o emudece de tristeza.
Uma parte de si deseja correr pelos campos, enquanto que a outra prefere deitar e descansar.
Um ama a luz do sol e o outro gosta de apreciar a noite e as estrelas.
Certa hora gosta de comer comida salgada, em outra gosta de doce.
Um gosta de contemplação e meditação e o outro de balada e movimento.
Uma parte do homem prefere permanecer sereno, enquanto que a outra gosta mesmo é de emoção.
O Templário muitas vezes carrega sobre os ombros a cruz do monge, em outras, carrega sobre as mãos a espada do guerreiro.
Às vezes o homem prefere a tudo dizer sim, enquanto que o outro prefere dizer não.
Tem hora que o homem é positivo e às vezes negativo.
Tem dia que gosta de ler e reflectir, enquanto em outro quer ouvir música e se agitar.
Esses dois homens existentes dentro de um só, levam o único homem que os compõem muitas vezes a sorrir e outras tantas a chorar.
Provavelmente os dois são como um casal, pois dentro de si existe o masculino e feminino que fazem parte da composição e do equilíbrio do Universo.
O homem é como tudo que existe no Universo, tem dois lados, não existe uma linha divisória que separe um do outro, pois se existisse, seria mais fácil ao homem conhecer o seu limite e dominar as suas vontades.
Esta luta permanece durante o decorrer da vida humana, até que o homem compreenda que pode tudo no seu devido tempo e que nada deve fazer fora do tempo, visto que uma fruta comida e degustada quando madura, tem um sabor especial, enquanto que se comida fora de época, é acida e amarga.
Quando o homem entende que a evolução do Espírito carece dessas duas fracções que compõem o todo, passa a cuidar melhor de suas acções a fim de manter a estabilização de seus corpos físico, mental e espiritual.
A manutenção dos três corpos dá ao homem a segurança no andar, a prudência no falar, a sensibilidade no ouvir e a sabedoria no saber analisar e compreender que assim como ele, tudo na vida tem dois lados e que o importante é saber escolher a melhor parte de cada um deles, para que possa viver em equilíbrio e estabilizado emocionalmente, segundo a vontade de Deus.
Caminhar é preciso.
Sonhar é necessário.
Viver é uma arte, que se aprende caminhando e sonhando, pois o homem não é uma pedra, mas dotado de sentimentos que carecem de amadurecimento.
O conhecimento dá ao homem apenas a informação, preenchendo o intelecto com muitas vias de acesso à sabedoria, mas só o saber dá ao homem a certeza do que deve fazer para poder bem viver e bem aproveitar a vida, para evolução do seu espírito.
O equilíbrio emocional trás para o homem a paz no coração e aumenta o seu desejo de viver segundo a vontade de Deus, pois para o homem equilibrado emocionalmente, cada batalha vencida é um passo a mais em direcção ao seu renascimento.


Non Nobis Domine, Non Nobis Sed Nomini Tuo da Gloriam
Não a nós Senhor, não a nós, mas a Tua glória.
Recebam o Fraternal Abraço.
S.A.E. Grão-Mestre Dom Albino Neves

Sem comentários:

Enviar um comentário