sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Os Portugueses (também) na Libéria

A imagem pode conter: 1 pessoa

A Libéria, é um país localizado na África Ocidental que faz fronteira a norte com a Serra Leoa e a Guiné, a leste com a Costa do Marfim e a sul e oeste com o Oceano Atlântico.

As primeiras informações acerca da área geográfica correspondente aquilo que hoje se conhece como sendo a Libéria foram obtidas através de exploradores que frequentaram a costas da Libéria no século XV.

Os Portugueses foram os primeiros Europeus a chegar à Libéria.

Com efeito em 1461 uma expedição Portuguesa comandada pelo Português Pedro de Sintra atingiu a Libéria, tendo então “explorado” o Cabo Monte (Cape Mount),o Cabo Mesurado (Cape Mesurado onde situa-se a actual capital Monróvia) e a boca do rio dos Juncos (Junk River).

Um ano mais tarde (1462) , Pedro de Sintra regressou á Libéria capitaneando outra expedição juntamente com Soeiro da Costa, tendo então "explorado" o Cabo das Palmas (Cape Palmas) e o Rio da Cavala (Cavallas River).

Os Portugueses mapearam toda a costa Liberiana incluindo cabos, rios e ilhéus, tendo então posteriormente denominado de “Costa da Malagueta” a costa Liberiana que estendia-se do Cabo Monte até ao Cabo das Palmas.

Embora se tenha verificado que numa fase inicial o interesse por parte dos Portugueses relativamente àquele território fosse o de adquirir pimenta Malagueta afim de a comercializar na Europa, notou-se contudo que posteriormente a actividade comercial mais relevante consistia no tráfico de escravos.

Os Portugueses estabeleceram (provavelmente em 1471) uma pequena colónia, que foi inclusivamente assinalada no mapa de Pedro Reinel com a indicação de "Aldeia de Portuguall" e edificaram um forte em Cabo das Palmas (Cape Palmas) tendo então chegado a ensinar a sua língua aos grupos étnicos VAI e KRU.





Sem comentários:

Enviar um comentário