Um manto da Rainha D.Amélia, última rainha de Portugal, oferecido por esta ao Bispo D.José Alves Correia da Silva, encontra-se em exposição até 15 de Outubro no Santuário de Fátima – Basílica da Santíssima Trindade, no âmbito da exposição “Vestida de Branco”. O manto, um dos maiores que se guardam da monarca e que se encontrava com alguma degradação, foi alvo de um restauro, ao longo de cerca de cinco meses, antes de ser colocado nesta exposição.
Em cetim de seda com aplicação de fio laminado, missangas, pedraria, rendas e plumas e forro de veludo, com data de finais do século XIX, inícios do século XX, o longo manto já esteve exposto na exposição “Fátima Luz e Paz”. Foi oferecido pela rainha ao bispo responsável pelo reconhecimento de Fátima junto da Igreja Católica, D. José Alves Correia da Silva, reconhecido monárquico.
Sendo um dos maiores mantos que se guardam da Rainha D. Amélia, a peça surge num núcleo alegórico da exposição “Vestida de Branco”, que recorda o centenário da escultura de Nossa Senhora de Fátima. Segundo Marco Daniel Duarte, director do Museu do Santuário de Fátima, a peça visa simbolizar o manto de luz da Virgem, que se estendia da cabeça aos pés.
No mesmo núcleo estão ainda expostas algumas peças de grande valor monetário e simbólico, recordando a histórica ligação da realeza ao divino, como as ofertas de ouro a Nossa Senhora ou a coroa da imagem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa.
Fonte: mediotejo.net
DEUS - PÁTRIA - REI
Fonte: mediotejo.net
DEUS - PÁTRIA - REI
Sem comentários:
Enviar um comentário