Queremos uma Nova Portugalidade
Somos 300 milhões da Amazónia a Timor. A unir-nos, temos sangue e séculos, cultura e sentimento. Fomos forjados por gerações de homens de Estado, de combate e de inteligência. Entre os nossos maiores, contamos soldados e marinheiros, pintores e arquitectos, poetas e capitães. Temos uma música que é nossa e de mais ninguém. Temos uma língua - que é a terceira do Ocidente - e uma literatura. O que nos aproxima uns dos outros é também o que nos distingue dos restantes povos do globo.
A Portugalidade é uma ideia e uma forma de estar. É uma civilização. Mais que uma constelação de Estados, o mundo português é uma aliança de povos com um passado partilhado e um futuro em comum. A sugerir a reaproximação entre nações de fala lusa está, mais que a economia, a necessidade - que é justa e natural - de reerguer uma família de povos que só por trágico equívoco se desfez. O que queremos resgatar é, pois, tudo – os feitos, os símbolos, os costumes, o idioma - o que nos irmana. Assim se fará a Nova Portugalidade.
// Partilhar é sinónimo de ajudar. Leve a Portugalidade mais longe partilhando este post e convidando os seus amigos para a página.
Sem comentários:
Enviar um comentário