sábado, 29 de outubro de 2011

MESTRE PHILIPPE DE MILLY

 
PHILIPPE DE MILLY (1169 − 1171)


Nascido em Naplouse na Síria por volta de 1128, foi primogénito do cavaleiro Guy de Milly e de Stéphanie dama de origem flamenga.
Os seus antepassados integraram a primeira cruzada, acabando por se fixarem na Terra Santa.
Possuidor de um grau de cultura acima da média falava três idiomas: o francês, o arménio e o árabe, dizendo-se ser versado nas ciências muçulmanas.
Participou na segunda cruzada, tomando parte no cerco à cidade de Damasco.

Casado com uma rica herdeira, Philippe tornou-se Senhor das cidades de Kerak e de Montreal, situadas na Arábia Petra, na extremidade sudeste do Mar Morto.
Ao proceder à troca da cidade de Montreal com o rei Balduíno III, tornou-se o Senhor de Naplouse, passando a chamar-se Philippe de Naplouse.


Guilherme de Tiro descreve-o como “homem corajoso e valente na arte de guerrear”, que fez campanha com Amalrico I em 1167 em terras do Egipto.

Ao enviuvar ingressou na Ordem do Templo em 1168, e um ano depois é eleito Mestre da Ordem. O rei de Jerusalém, Amalrico I, tinha depositado grandes expectativas com o Mestre recém-eleito, dado que as relações com Bertrand de Blanchefort se haviam deteriorado. A relação foi reforçada mas, entretanto Philippe de Milly renuncia ao mestrado retirando-se para um convento cisterciense.

  
A morte de Philippe de Milly consta num texto em Abril de 1178, mas outros historiadores, sugerem que a data do falecimento ocorreu em Abril de 1171, depois de ter renunciado como Mestre.


Escudo de armas: − Esquartelado; I e IV Cruz do Templo sobre campo de prata; II e III em fundo preto com bordo de prata.



CRONOLOGIA DOS ACONTECIMENTOS

1169, Saladino (Salah ad-Din Yusuf), fundador da dinastia curda dos Ayyubidas (Sunista) 
          é nomeado vizir do Egipto por Nur ad-Din.
1170, Amalrico I derrota Nur ad-Din no Mar Morto e Saladino em Gaza.
1171, A divisão entre o Cairo e Damasco é suprimida, face aos esforços de Saladino.
1171, Philippe de Milly renuncia ao mestrado.

*++Fr. João Duarte - Grande Oficial/Comendador Delegado da Comendadoria Sta. Maria do Castelo de Castelo Branco

Sem comentários:

Enviar um comentário