sábado, 5 de outubro de 2013

LEGITIMIDADE DEMOCRÁTICA VS GANÂNCIA PELO PODER



Há uns dias atrás, no Facebook, num grupo de discussão, tive um aceso debate com um republicano. Numa das minhas intervenções, deixei as seguintes ideias:
Sobre a Legitimidade Democrática da Monarquia, ser uma Tradição
Todos os Reis de Portugal tinham, por assim dizer dependendo da época, é claro, uma legitimidade democrática, pois eram aclamados pelos representantes do Reino em Cortes. A Sucessão Dinástica era confirmada pelos representantes do Reino e não era imposta. Dom Afonso Henriques não tomou o poder pela força das armas sobre o povo portucalense, foi aclamado pelos seus soldados e populares que participaram com ele em vários combates que levaram à nossa Independência e Liberdade. O mesmo processo foi com Dom João I e com Dom João IV confirmado tal mesmo procedimento nos respectivos sucessores.
A ganância republicana pelo poder, ao querer dominar, através da partidocracia, o máximo de orgãos de soberania
ganância pela Chefia do Estado Monárquico da parte de menos informados, constitui uma nota importante a ter em consideração:, trata-se, pois, um péssimo serviço ao país que nos tem custado muito caro desde o 5 de Outubro de 1910!
Uma Monarquia Constitucional, Parlamentar e Democrática daria muito maior prestígio a Portugal, garantindo um verdadeiro Estado de Direito Democrático, com alguém verdadeiramente competente e sério e com enorme espírito unificador da sociedade para nos guiar, para além da competição político-partidária que obviamente continuaria mas noutros moldes, com um Parlamentarismo em que os deputados incompetentes ou corruptos fossem julgados ou perdessem os seus mandatos, assim como os representantes locais. Uma Democracia a sério. Um serviço público a sério. Que nada tem a ver com esta república já mais do que morta, sem rumo e a levar-nos ao caos social.
Posteriormente dei sugestões de leitura
 Biografia de Dom Duarte “Dom Duarte e a Democracia” da autoria de Mendo Henriques, Editora Bertrand. ”O Plano C” editado pelo Instituto da Democracia Portuguesa.
Dom Duarte de Bragança tem-se dedicado a inúmeras causas sem fins lucrativos, ao longo da sua vida, pelo que a ideia de que algumas pessoas têm de que nunca fez nada na vida e que vive à conta do erário público é totalmente falsa, errada, e até chega a ser insultuosa!
Antes de se tirem conclusões precipitadas e sem nexo algum, aconselham-se as pessoas a informarem-se e só depois, retirarem as devidas conclusões.
Ser republicano hoje em dia é exigir um bom serviço público aos políticos e isso tanto faz viver-se em Monarquia ou República. Pessoalmente sou a favor da Monarquia. Não preciso de aspirar a Chefe de Estado, nem me interessa votar para um. Prefiro ter alguém que represente muito mais do que números de uma eleição que divide muito mais do que une os Portugueses.
David Garcia


Sem comentários:

Enviar um comentário