O herdeiro da Casa Real Portuguesa, D. Duarte Pio, vai na próxima semana a São Tomé e Príncipe doar uma residência para estudantes que moram longe e inteirar-se da ajuda que pode ser dada ao desenvolvimento da agricultura.
"A Fundação Dom Manuel II vai comprar uma casa para servir de alojamento para estudantes que vêem do interior e não têm onde ficar, e ficam hospedados nesta casa, que dá para 20 estudantes", disse D. Duarte Pio à Lusa.
A ida do herdeiro da Casa Real a São Tomé surge no seguimento de anteriores projectos já desenvolvidos nas áreas da formação profissional e de investigação científica em Timor, Angola e Guiné.
"Para além de ajudar a desenvolver uma agricultura familiar mais sustentável para potenciar a produção de produtos alimentares e proteger a floresta, vou estudar a hipótese de fazer um curso de formação rural para jovens são-tomenses", disse D. Duarte Pio,
Durante a viagem, está também prevista uma visita ao Presidente da República e deslocações a campos de cacau, uma das maiores fontes de receita do país: "A agricultura decaiu muito a seguir à independência, desorganizou-se muito, e hoje há um esforço muito grande para recuperar, feito por algumas empresas internacionais de chocolate, mas há muito trabalho para fazer, e daí a importância da formação dos jovens agricultores, mas os contornos dessa ajuda têm de ser aferidos no local", concluiu.
Sem comentários:
Enviar um comentário