por Miguel Marujo28 Novembro 2014
Comemorações do 1.º de Dezembro em 2013 Fotografia © Gerardo Santos / Global Imagens
Comemorações do 1.º de Dezembro em 2013 Fotografia © Gerardo Santos / Global Imagens
Promotores da iniciativa querem restaurar a Restauração e alterar o nome do feriado "Dia de Portugal, da Restauração e da Independência Nacional".
É um dos quatro feriados que o governo entendeu remover do calendário de 2013 para enfrentar a "crise económica e financeira que o país atravessa", mas que um grupo de cidadãos quer repor, antes do período de cinco anos de suspensão definido pelo executivo. Mais: ao restaurar a Restauração, os promotores de uma iniciativa legislativa de cidadãos querem alterar o nome do feriado do 1.º de Dezembro para "Dia de Portugal, da Restauração e da Independência Nacional".
Esta designação não choca, no entendimento da comissão representativa dos subscritores - que inclui o deputado José Ribeiro e Castro, o general Garcia Leandro, o constitucionalista Jorge Miranda, o advogado Ricardo Sá Fernandes, entre outros - com o 10 de Junho. No caso da data da Restauração trata-se de assinalar "o mais alto dos feriados nacionais", que "em nada contende" com o actual Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, uma vez que este "celebra Portugal no sentido da Portugalidade, valor associado à língua, à universalidade, à Diáspora portuguesa e a Camões".
Sem comentários:
Enviar um comentário