segunda-feira, 23 de abril de 2018

Terra de Santa Cruz

 Pintura “A Primeira Missa no Brasil” de Victor Meirelles (1860). A celebração da primeira Missa na Terra de Santa Cruz foi feita pelo bispo português Henrique de Coimbra, onde hoje é a cidade de Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahia.

Há 518 anos atrás, as caravelas da esquadra portuguesa, comandada por Pedro Álvares Cabral, chegavam em Porto Seguro, no litoral sul do estado da Bahia, onde nasce a Terra de Santa Cruz. Portugal pisava nas Américas e criava o primeiro império continental da história. Através da Ordem de Cristo e, posteriormente, da Companhia de Jesus (os jesuítas), os portugueses transformaram o Brasil em uma nação católica, tendo formado o país e introduzido na Civilização Cristã. 


Como dizia Pero Vaz de Caminha em sua carta ao rei Dom Manuel I, Portugal não veio para explorar ou escravizar os povos nativos e, sim, para cristianizar e enriquecer o Brasil. A Coroa Portuguesa teve, inegavelmente, papel crucial na história do Brasil. O Brasil sem Portugal não existe, não existe Brasilidade sem Portugalidade, negar isso é negar o país e nossas raízes, ao negar isso não temos referência, muito menos história.

Danilo Pinheiro dos Santos




Sem comentários:

Enviar um comentário