quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Dona Maria Francisca, Princesa Imperial de Orleans e Bragança

A imagem pode conter: 2 pessoas

15 de Janeiro de 1968: Morre S.A.I. Dona Maria Francisca, Princesa Imperial de Orleans e Bragança, mãe de S.A.R. o Senhor Dom Duarte Pio, Duque de Bragança.

S.A.I. Dona Maria Francisca, Princesa Imperial de Orleans e Bragança, de seu nome Maria Francisca Amélia Luísa Vitória Teresa Isabel Miguela Gabriela Rafaela Gonzaga de Orléans e Bragança e Dobrzensky de Dobrzenicz, Princesa Imperial de Orleans e Bragança, (Mãe de S.A.R. Dom Duarte Pio de Bragança), * Castelo d' Eu 08.09.1914 - † Lisboa, Lisboa 15.01.1968, era filha de Dom Pedro de Alcântara de Orleans e Bragança, Príncipe do Grão-Pará e de Elisabeth, Condessa de Dobrzensky Dobrzenicz; Neta paterna de Gaston d' Orleans, Conde de Eu e de Dona Isabel de Bragança, Princesa Imperial do Brasil e neta materna de Jan Vaclav II, Conde de Dobrzensky e de Elisabeth Josefa, Condessa de Kottulinsky Kottulin. Bisneta de Dom Pedro II, último Imperador do Brasil, e neta da última princesa imperial do Brasil, Dona Isabel de Bragança e do príncipe imperial consorte, Gastão de Orléans, Conde d'Eu.

Nasceu no Castelo d'Eu, em França, Dona Maria Francisca foi sepultada no Convento das Chagas de Cristo, em Vila Viçosa, panteão dedicado às duquesas de Bragança.

Casamento:

Casou-se no civil, no Rio de Janeiro, aos 13 de Outubro de 1942, e no religioso, aos 15 de Outubro, na Catedral de Petrópolis, com Dom Duarte Nuno de Bragança, neto de Dom Miguel I, Rei de Portugal, Duque de Bragança e pretendente à chefia da Casa Real Portuguesa.

A união do então chefe da Casa Real Portuguesa, neto do rei Dom Miguel, à princesa da Casa Imperial Brasileira, trisneta do imperador Dom Pedro I do Brasil e Dom Pedro IV de Portugal, representa a união de dois ramos da mesma família, separados há mais de um século, após uma cisão separatista entre absolutistas e liberais e uma terrível e sangrenta guerra civil, conhecida na história como "guerras liberais".

De seu casamento com o Duque de Bragança, Duarte Nuno, nasceram:

- Dom Duarte Pio de Bragança (Berna, 15 de maio de 1945) casou-se em 13 de Maio de 1995 com Dona Isabel Curvelo de Herédia (1966). Com descendência.

- Dom Miguel Rafael de Bragança (Berna, 3 de Dezembro de 1946) — Duque de Viseu.

- Dom Henrique Nuno de Bragança (Berna, 6 de Novembro de 1949 – †14 de Fevereiro de 2017) — Duque de Coimbra.

(Fontes: Investigação António Carlos Janes Monteiro, GeneAll, Wikipédia)


Sem comentários:

Enviar um comentário