terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Carta de Transmissão de Larménius



Carta de Transmissão de Larménius

Eu, o irmão Jean-Marc, o arménio, de Jerusalém, pela graça de Deus e pelo grado mais secreto do Venerável e mais santo mártir o Grão-Mestre da Cavalaria do Templo, (a ele honra e glória). Confirmado pelo Capítulo Ordinário da fraternidade sendo distinguido com o mais alto e supremo comando de toda a Ordem do Templo para todos aqueles que vejam estas cartas decretais desejo saúde, saúde, saúde.

Saibam todos os presentes e futuros que, debilitadas as minhas forças pela avançada idade, tendo tomado consciência dos graves assuntos e levado a cabo o peso do governo, a maior glória de Deus, e da protecção e segurança da Ordem, a fraternidade e os Estatutos, eu, o humilde Mestre da Cavalaria do Templo, determinei confiar o Supremo Comando a mãos mais fortes.

Portanto, com a ajuda de Deus e com o consentimento da Suprema Assembleia de Cavaleiros, conferi mediante este decreto outorgar em vida, o Eminente Comandante e caríssimo irmão Theobaldus de Alexandria, o supremo Comando da Ordem do Templo, sua autoridade e privilégios, com poder, de acordo com as condições do tempo e aos assuntos do momento, de conferir a outro irmão, que ostente a mais alta distinção em nobreza de origem, feitos, com honorabilidade de carácter, o mais alto Supremo cargo da Ordem do Templo, o qual permitirá preservar a perpetuação do Mestrado, a interrompida série de sucessores e a integridade dos Estatutos.

Ordeno, não obstante, que o Mestrado não possa ser transferido sem que o Capítulo seja convocado. Quando isto suceder que o sucessor seja eleito por votação entre os cavaleiros.

Mas, para que as funções do Supremo cargo sejam mais leves, que haja agora de forma continuada quatro Vigários do Grão Mestre possuindo o poder, a eminência e a autoridade sobre a totalidade da Ordem, sem prejuízo do direito do Grão Mestre. Estes Vigários deverão ser eleitos entre os membros mais antigos da Ordem, de acordo com a ordem de profissão. Este estatuto foi acordado pelo juramento (encomendado a mim e à irmandade) do mui santo, venerável e bendito Mestre, o Mártir, a ele honra e gloria. Ámen.

Eu, finalmente, por decreto do Capítulo Supremo, pela suprema autoridade a mim encomendada, desejo, digo e ordeno que os templários escoceses, desertores da Ordem, sejam malditos por anátema e que eles e os seus irmãos de São João de Jerusalém, espoliadores dos bens da Cavalaria (da qual Deus tenha misericórdia), sejam marginalizados do circulo do Templo agora e no futuro.

Seleccionei signos desconhecidos para que sejam ignorados pelos falsos irmãos e sejam transmitidos oralmente aos nossos fiéis cavaleiros e já pensei a maneira que devem ser revelados para que se conheçam e guardem, o Capítulo Supremo. Esses signos só serão revelados após a devida profissão e consagração de cavaleiro, de acordo com os Estatutos, direitos e usos da Ordem dos companheiros da Cavalaria do Templo e que enviei ao já referido eminente Comandante, como chegaram às minhas mãos pelo venerável e mui sagrado Mestre, o mártir, a ele honra e glória.

Assim seja e assim se fará. Ámen.
Eu, Johannes Marcus Larménius, fiz entrega do presente escrito em 18 de Fevereiro de 1324.

++ F. João Duarte - Comendadoria Santa Maria do Castelo de Castelo Branco

Sem comentários:

Enviar um comentário