sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

ARCANJO SÃO MIGUEL

Quadro  de  Jean Fouquet
Arcanjo Miguel por Guido Reni
O dia 29 de Setembro é dedicado ao Arcanjo São Miguel e é um dos dias festivos da Ordem. S. Miguel é considerado um dos chefes dos exércitos celestiais, "o Arcanjo do arrependimento e da justiça".
A Igreja Católica tem uma grande devoção por este Santo solicitando a sua protecção contra as ciladas do demónio e dos espíritos maléficos.
São Miguel Arcanjo é citado várias vezes nas Sagradas Escrituras e também vários Papas lhe fizeram referências.
Pio X, a 18 de Setembro de 1903, disse: - "Deus, na primeira luta, venceu servindo-se do Arcanjo São Miguel; devemos acreditar que a luta actual terminará triunfante e, também como outrora, com o socorro e ajuda deste Arcanjo bendito".
O Papa Leão XIII compôs uma oração a São Miguel Arcanjo, ordenando que, obrigatoriamente, no fim de cada Santa Missa, os sacerdotes rezassem de joelhos: - "São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede nosso refúgio contra as maldades e as ciladas do demónio! Subjugue-o Deus, instantemente o pedimos; e vós, príncipe da milícia celeste, pela virtude divina, precipitai no inferno satanás e a todos os espíritos malignos que andam pelo mundo para perder as almas. Ámen".
O Papa João Paulo  II também nos fala de São Miguel, na sua visita de 24 de Maio de 1987, ao Santuário de São Miguel, no Monte Gargano, na Itália. Sua Santidade diz "que aí foi rogar e reverenciar o Arcanjo pedindo-lhe para que ampare e resguarde a Santa Igreja".
Conta-se que, quando S. João Evangelista pregava às portas da cidade de Hierópolis, na Ásia Menor, invocando S. Miguel, fez aí brotar uma fonte. A partir dessa altura, todos os doentes que se dirigiam a essa fonte, tanto fiéis como pagãos e que invocassem a protecção de São Miguel ficavam curados, facto que começou a ser espalhado por várias regiões. Havia um homem que tinha uma filha muda. Certa noite, São Miguel apareceu-lhe em forma humana e disse:
- Conduz a tua filha à fonte dos cristãos e acredita na omnipotência do seu Deus, e a tua fé será recompensada.
Cheio de esperança e de temor, foi com a filha até à fonte, e lá perguntou o que devia fazer. Informaram-no para dizer o seguinte: "É em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo e pela intercessão de São Miguel que nós usamos estas águas".
O homem repetiu essas palavras e a sua filha começou a falar. Os dois pediram o baptismo e, em forma de gratidão e para testemunhar o milagre, o homem mandou edificar uma igreja junto à fonte.



*++ Fr. Claudino Marques - Grande Oficial / Comendador Delegado da Comendadoria de Coimbra Rainha Santa Isabel / Bailio das Beiras

Sem comentários:

Enviar um comentário