quinta-feira, 4 de agosto de 2011

MESTRE ARNAUD DE TORROJA



ARNAUD DE TORROJA (1180 − 1184)

Nascido na Catalunha, na província de Solsona (actualmente Lérida) por volta de 1110, e era filho do Senhor de Solsona, Ecard-Miró; baptizado com o nome de Arnaud de Turri Rúbea, também conhecido por Arnoldo de Torroja; foi Mestre em Provença e na Catalunha até 26 de Novembro de 1180. Notabilizou-se sobretudo nas lutas contra os mouros pela reconquista, particularmente no reino de Aragão.

Eleito Mestre do Ordem do Templo já com idade avançada, com mais de setenta anos, habituado à disciplina e funcionamento da Ordem, o seu mestrado ficou marcado pelas quezílias entre os Templários e os Hospitalários, cuja influência e poder político continuam a prosperar!... no intento de por cobro às desavenças, Arnaud de Torroja aceita a mediação do Papa Lucius III e Balduíno IV para por termo a estas querelas que dividem as duas Ordens.
Castelo de Tortosa

No ano de 1181, rei de Aragão D. Afonso II faz um donativo da vila de Tortosa e dos castelos de Azcon e Pet de Ribarrya a Mestre Arnaud de Torroja, e a Berenguer de Aviñón, Mestre de Provença e Aragão.
Em 5 de Janeiro de 1182, o Papa completa as doações do seu predecessor conforme o disposto na bula Dilectus Filius.

Entretanto, os cavaleiros do Templo e os Hospitalários com Renaud de Châtillon não davam tréguas aos muçulmanos!...
Catedral de Tortosa
Saladino, na tentativa de afastar o incómodo franco, constrói uma frota de trinta barcos de guerra e, em 1182 ataca Beirute, enquanto Châtillon ameaça as cidades muçulmanas sagradas de Meca e Medina em 1183 e, em contrapartida, Saladino resolve cercar o castelo Al Karak de Renaud de Châtillon na Jordânia em 1184.
   
Perante este cenário, o tratado de paz tornou-se periclitante para o reino de Jerusalém; em 1184, apoiado pelas duas Ordens (que não haviam entrado no pacto), Arnaud de Torroja teve de mostrar uma grande sagacidade política para chegar a um acordo para a cessação das hostilidades com Saladino, que estava pronto a vingar as incursões mortíferas de Renaud que não só perturbava as rotas comerciais que possuía no Mar Vermelho, assim como as caravanas muçulmanas.
 
Corria o ano de 1184 quando os dois Mestres encetaram uma viagem à Europa, com o fim dos reis e o Papa Lucius III decidirem o envio de nova cruzada para fortalecer o Reino Latino.
Durante a viagem, Arnaud de Torroja adoeceu, vindo a falecer em Verona a 30 de Setembro de 1184.


Escudo de armas: − Esquartelado; I e IV Cruz do Templo sobre campo de prata; II e III torre de goles (vermelha) sobre campo de prata.


CRONOLOGIA DOS ACONTECIMENTOS

1180, Balduíno IV e Saladino subscrevem uma trégua.
1182, Agosto − Saladino toma de assalto Nazaré e Tiberíades e falha na conquista de
          Beirute, para dividir ao meio os Estados Latinos.
1182, Massacre de latinos em Constantinopla.
1183, Expedição de Renaud de Châtillon contra Medina e Meca que é prontamente
          sanada por Saladino, tornando-se o vingador do Islão, ponto fim à trégua de
          entre os Estados Cruzados.
1183/84 − Saladino conquista Alepo, e arrasa a Samaria e a Galileia.
1184, Tratado de paz entre Saladino e as Ordens do Templo e os Hospitalários.
1184, Advento de Abu Yusuf Ya’quab al-Mançur. Auge do império almóada…

*++Fr. João Duarte - Grande Oficial/Comendador Delegado da Comendadoria Sta. Maria do Castelo de C. Branco

Sem comentários:

Enviar um comentário