sexta-feira, 26 de agosto de 2011

MESTRE GILBERT HERAIL



GILBERT HERAIL (1193 − 1200)

Gilbert Hérail era possivelmente originário do Reino de Aragão, ou de Provença, assim como a data do seu nascimento não é conhecida; contudo, ingressou muito cedo na Ordem do Templo.

Permanece presente na memória dos tempos os feitos demonstrados à frente dos esquadrões de cavalaria do Templo, de que foi Mestre Provincial de 1185 a 1190, participando nas muitas batalhas pela expansão do Reino de Aragão. Como recompensa, o rei D. Alfonso II, o Trovador, fez doação da cidade de Alhambra em 1196 à Ordem do Templo.

Gilbert foi Preceptor de França exercendo esse ministério de 1190 a 1193 e após o falecimento de Robert de Sablé, ascendeu a Mestre da Ordem.

Em 1194, o Papa Celestino III confirma a bula “Omne Datum Optimun” tomando a Ordem sob sua protecção e, confirma todos os privilégios concedidos pelos seus antecessores.

Possuído de um forte sentido de honra, Gilbert Hérail dirigiu a Ordem do Templo respeitando os acordos feitos, nomeadamente o de paz entre Ricardo Coração de Leão e Saladino, que falece em 3 de Março de 1193 em Damasco. Porém, o Papa Celestino ignora o pacto com Saladino e, proclama uma nova cruzada a que somente o imperador da Alemanha encontra eco; reunindo cerca 40.000 homens parte, não para a Palestina, ao contrário das ordens recebidas de Roma, e visa a Sicília e o sul da Itália como objectivos a atingir, conseguindo com êxito os seus propósitos.

Papa Celestino III
O Papa e vários Senhores feudais do território franco acusaram a Ordem e Gilbert Hérail de maquinadores e de traição.

Tirando proveito da morte de Saladino, os barões francos pensaram tirar partido das disputas dinásticas que dividiam o império construído pelo sultão. Mas o Mestre Gilbert de forma irrevogável, negou-se a tomar parte nos acontecimentos; contudo, o Mestre teve empregar toda a sua capacidade e astúcia para chamá-los à razão.

Entretanto, chega um grupo de cavaleiros alemães que aportara em São João d’Acre, que ignora imprudentemente os conselhos de segurança quebrando as tréguas.

Melik-al-Adel
Henrique II de Champagne (rei de Jerusalém coroado como rei consorte de Isabel I cujo parentesco por consanguinidade o ligava a Filipe II e a Ricardo I), morreu ao cair de uma janela do primeiro andar no seu paço em Acre. Durante o funeral de Henrique, o sultão de Damasco, Melik-al-Adel irmão de Saladino, ataca a cidade de Jaffa e captura cerca de 20.000 cristãos provocando uma chacina. O exército cruzado, que havia sido reforçado, tira proveito dos acontecimentos e captura a cidade de Beirute.
 
Quanto ao exército alemão, feitas as conquistas ao sul da Itália e da Sicília, finalmente envia as tropas para a Palestina. Mas a divergência de opiniões instala-se nos exércitos. Deviam cercar Jerusalém?! A discórdia e o desconforto pairou entre as hostes do exército, enquanto os cristãos sírios se sentiam mais ultrajados pelos Teutões do que pelos próprios muçulmanos, recusando-se a permanecer sob as ordens dos alemães.

Surgiram três novas tréguas que deram lugar às hostilidades entre muçulmanos e o exército franco - que não incluíam as Ordens do Templo e a dos Hospitalários - que se tornam cada vez mais poderosas.
Papa Inocêncio III
Espalhadas pela Ásia e pela Europa, possuem vilas, cidades e até províncias inteiras em especial a Ordem do Templo, cujas forças aumentavam a um ritmo crescente, que qualquer rei mais inseguro temia pela segurança do seu reino.

Uma vez mais as duas Ordens envolveram-se em contendas atingindo proporções fora do comum, a propósito da posse de cidades e castelos no condado de Trípoli.
 
Chamado a intervir, o Papa Inocêncio III, decidiu a favor dos Hospitalários, talvez retivesse na memória os tratados assinados com Melik-al-Adel.

No dia 20 de Dezembro de 1200 falece Gilbert Hérail.


Escudo de armas: − Esquartelado; I e IV Cruz do Templo sobre campo de prata;
II e III Cruz azul sobre campo de prata.

 

CRONOLOGIA DOS ACONTECIMENTOS

1193, 3/Março − Morte de Saladino.
1193, Fevereiro − Gilbert Herail é eleito Mestre do Templo.
1194, Amaury de Lusignan sucede a Guy de Lusignan no trono de Chipre.
1194, 26/Maio − O Papa Celestino III confirma a bula Omne Datum Optimun.
1197, 10/Setembro − Henrique II de Champagne, rei de Jerusalém morre. Sucede-lhe
         Amaury de Lusignan, rei de Chipre, que casa com a viúva Isabel I, e torna-se rei    
         adoptando o nome de Amaury II.
1197, 24/Outubro − Amaury II reconquista Beirute.
1198, O Papa Inocêncio III proclama a IV Cruzada.
1198, 8/Dezembro − Gilbert Herail reúne com os Hospitalários em virtude das conten-
         das sobre os bens que ambas possuíam no condado de Trípoli.
1200, Verão − Os barões reúnem em Compiègne para nomear 6 representantes, para
          negociar com a Republica de Veneza o transporte dos cruzados à Terra Santa.
1200, 20/Dezembro − Morre o Mestre Gilbert Herail.

*++Fr. João Duarte - Grande Oficial/Comendador Delegado da Comendadoria Sta. Maria do Castelo de C. Branco.

Sem comentários:

Enviar um comentário