quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

PENHA GARCIA

Cadernos Templários                                                                                 Maio 2008


A TRAÇOS LARGOS – PENHA GARCIA */**

Castelo de Penha Garcia

Do cimo da serra, esta simpática aldeia acena-nos com gestos convidativos a passear pelas suas ruas estreitas e floridas, pelos pátios e escadinhas com moradias de pedra.
A caminho do castelo podemos admirar um magnífico vale, por onde se passeia o rio Pônsul bordejado por um conjunto de antigos moinhos.


Moinhos do Pônsul
Extasiados por semelhante cenário, pensamos na generosidade com que a natureza brindou esta terra.
Chegamos ao castelo, o último edificado pelos templários na Beira Baixa.
Possivelmente construído sobre as antigas ruínas de uma fortaleza árabe, recebe foral de D. Afonso III em 1256 e outro em 1510 atribuído por D. Manuel.

A antiga fortaleza
Afastado o perigo das invasões mouriscas, a principal preocupação era a de manter apertada vigilância sobre o reino de Leão. Assim, é erguido este castelo cerca do rio Erges e doado com a vila, em carta de 17 de Setembro de 1304 aos melhores guerreiros que el-rei então possuía, os Cavaleiros da Ordem do Templo.
A fortaleza era constituída por uma cerca circular exterior com uma porta defendida por um torreão quadrangular, possuindo um outro entre as rochas. Para além desta cerca, a parte residencial era também defendida por um reduto.
Pequeno mas sólido e inacessível pelo rio Pônsul, este castelo era constituído pela residência do alcaide, em formato quadrangular, à qual estava adossada a torra de menagem de forma exagonal, possuindo também um pátio de entrada, uma cisterna e duas salas no andar térreo, mais um andar superior com várias salas.
Simples, eficiente e nunca conquistada, é como melhor se pode definir esta fortaleza.

A traços largos assim é Penha Garcia que, do alto da serra com o mesmo nome, mantém tradições e lendas, pagãs e religiosas, das quais se salienta a de Nossa Senhora do Leite, cuja imagem classificada como monumento nacional pode ser admirada na sua igreja matriz.


*Consulta: “Castelos Templários da Beira Baixa de António Lopes Pires Nunes”.
**++ Frei João Duarte – Grande Oficial/Comendador Delegado da Comendadoria Sta. Maria do Castelo de C. Branco.

Sem comentários:

Enviar um comentário