quinta-feira, 25 de julho de 2019

Dom Duarte Pio: “A meia dúzia de pessoas que são contra as touradas, também são contra a família, são contra a cultura portuguesa(…)”



Aparte da apresentação das comemorações do centenário de Amália Rodrigues, Dom Duarte Pio falou ao Infocul sobre a polémica cada vez mais acentuada para com a tauromaquia, uma tradição secular que provém dos tempos da monarquia.
Para Dom Duarte Pio, “há por um lado um certo desprezo para com a cultura tauromáquica e esse desprezo manifesta-se de várias maneiras. A meia dúzia de pessoas que são contra as touradas, também são contra a família, são contra a cultura portuguesa, são contra o facto de haver uma tradição em Portugal. Claro que há pessoas, que eu compreendo, que por motivos afectivos, sentimentais, ficam chocados com alguns aspectos da tourada, compreendo e respeito esses sentimentos. Por outro lado há outros aspectos também muito chocantes, como a criação de galinhas em cativeiro, criação de porcos para a abate… Se formos a ver há imensos aspectos da nossa vida que são um bocado chocantes, dentro desses a tourada talvez é a menos chocante, porque é aquela onde se trata o animal com alguma dignidade”.
O Chefe da Casa Real Portuguesa confidenciou-nos ainda que marcará presença na Tourada Real a 26 de Julho em Salvaterra de Magos.
A corrida organizada por Rafael Vilhais Empresa conta com Ana Batista, Diego Ventura e Francisco Palha frente a touros Alves Inácio, que serão pegados pelos forcados amadores de Vila Franca de Xira e Alcochete.

Sem comentários:

Enviar um comentário