sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Marvão

Cadernos Templários                                                                                Julho/Setembro 2008




ENCONTRO TEMPLÁRIO EM MARVÃO






No passado dia 15 de Março, com a colaboração da Câmara Municipal de Marvão e a convite do seu Presidente Exmo. Senhor Engº. Vítor Manuel Martins Frutuoso, celebrou-se um encontro templário organizado pela Comendadoria de Santa Maria do Castelo de Castelo Branco, sob a presidência de S.A.E. Dom Fernando Pinto de Sousa Fontes, Grão Mestre Universal da Ordem do Templo, tendo contado com a presença de cerca de três dezenas de membros representantes de várias comendadorias portuguesas e Espanha (Olivença), com destaque para a presença de altos dignitários da Ordem em Portugal.
 
O evento teve início às 10H30 com um pequeno-almoço no Convento de Nossa Senhora da Estrela, gentil oferta da Câmara Municipal, seguido da celebração da Santa Missa na capela do Convento, cedida excepcionalmente para esta ocasião, presidida pelo reverendo Pároco Padre Luís e coadjuvado pelo reverendo Padre Dr. Manuel Botelho.
A entrada na igreja fez-se ao som do impressionante e antigo hino templário “Non Nobis, Domini! Non Nobis, Sed Nomini Tuo da Gloriam” e a celebração foi acompanhada pelo admirável grupo coral de Portalegre.


Após o lauto almoço, servido nos claustros do antigo convento, procedeu-se a uma visita guiada à linda vila e ao seu magnífico castelo.
Pelas 16H00 os confrades foram recebidos no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde após os discursos de circunstância e a oferta de lembranças que marcaram o evento, decorreu uma esplêndida palestra proferida pelo Professor Dr. Jorge de Oliveira subordinada ao tema “Memórias de Marvão”.

A quem não teve ainda o privilégio de conhecer esta sedutora terra, aconselha-se a fazê-lo, em qualquer altura do ano, pelas suas paisagens, ar puro e a serenidade que nos envolve actuando como autentico bálsamo para o citadino cansado.

Sua Alteza recebe uma salva com as armas da Comendadoria de Castelo Branco



O Presidente da Câmara de Marvão recebe uma salva com as armas da
Comendadoria de Castelo Branco




*++ Fr. João Duarte - Grande Oficial/Comendador Delegado da Comendadoria Santa Maria do Castelo de Castelo Branco

    

Sem comentários:

Enviar um comentário