quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Glórias E Dores De Maria, Mãe Da Igreja E Dos Templários

Cadernos Templários                                                                         Maio 2007


GLÓRIAS E DORES DE MARIA, MÃE DA IGREJA E DOS TEMPLÁRIOS


A Santíssima Trindade e Maria, advogada e auxiliadora dos cristãos - Jean Fouquet


1. A Virgem Maria no mistério de Cristo


Maria, advogada e auxiliadora dos cristãos, tem o primeiro lugar no mistério de Cristo, pois foi criada por Deus, toda Bela, Imaculada e Cheia de Graça. Sabemos como o anjo Gabriel lhe revelou o nascimento de Jesus, Filho de Deus, e como a Senhora aceitou totalmente os planos divinos. S. Paulo, na epístola aos Efésios, (3,2-3ª) diz que também conheceu o mistério de Cristo por meio de uma revelação.

As principais Festas Marianas são: A Imaculada Conceição (8 Dezembro); Anunciação (25 Março); Visitação (2 Julho); Senhora do Carmo (16 Julho); Senhora das Neves (5 Agosto); Senhora da Assunção (15 Agosto); Natividade de Maria (8 Setembro); Santo nome de Maria (12 Setembro); Sete Dores de Maria (15 Setembro); Virgem do Rosário (7 Outubro); Maternidade Divina (11 Outubro); Imaculado Coração de Maria (a seguir à festa do Sagrado Coração de Jesus, na oitava do Corpo de Deus).

A Maternidade Divina é a maior glória de Maria, com título da Mãe de Deus reconhecido no concílio de Éfeso, ano    no tempo do papa S. Celestino I (422-432), pois a Virgem Santíssima fora concebida Imaculada, conforme beato Pio IX (1846-1878) declarou como dogma em 8-12-1854. Já o profeta Elias no Monte Carmelo, Haifa, Israel, mandou levantar um altar em honra da Mãe do Prometido das Nações (o Senhor Jesus). O papa S. Libério (352-366) mandou erguer um templo em Roma em honra de Santa Maria Maior, que foi reconstruído e ampliado por Sixto III (432-440), sendo consagrada esta basílica no ano de 533. O papa S. Pio V (1566-1572) mandou celebrar a festa da Virgem do Rosário em 7 de Outubro,  pela grande protecção da Senhora na vitória de Lepanto, nas águas gregas, contra os turcos, no ano de 1571. Maria Santíssima é pois Mãe da Igreja, Rainha dos Céus e nossa Mãe, a velar por nós diariamente.

… Mãe verdadeira sou dum Deus, que é Filho,
                                  E filha dele sou, sendo sua Mãe.
                                  Nasceu na eternidade e é meu Filho,
                                  Eu no tempo nasci e sou sua Mãe.


                                   Ele é meu Criador e é meu Filho,
                                   Eu sou criatura e sua Mãe.
                                   É prodígio divino o seu meu Filho
                                   Um Deus eterno, que me tem por Mãe (…)

(A. Pimenta, 1882-1950)       


As Glórias de Maria estão sintetizadas nas cinquenta invocações da ladainha de Nossa Senhora (V.G.).

       Santa Mãe de Deus           ________________          Santa Virgem das Virgens
       Mãe de Cristo                   ________________          Mãe da Igreja
       Mãe Imaculada                 ________________          Mãe amável
       Mãe do bom conselho       ________________          Mãe do Criador
       Trono de sabedoria           ________________          Causa da nossa alegria
       Casa de Ouro                   ________________          Porta do Céu
       Saúde dos enfermos          ________________          Auxílio dos cristãos

Rainha dos Anjos, dos Patriarcas, dos Profetas, dos Apóstolos; Rainha dos Mártires, dos Confessores, das Virgens e de todos os Santos; Rainha elevada ao Céu em corpo e alma, Rainha da Família e Rainha da Paz!


(Virgem Santíssima, Mãe de Deus)






(Assunção de Maria Santíssima ao Céu)

2. A maior discípula de Cristo


S. Agostinho (354-430), doutor da Igreja, como bispo de Hipona na actual Argélia, ensinava que Maria foi a mais fiel discípula de Cristo, porque cumpriu tudo o que Jesus ensinou. “Vale mais para Maria ter sido discípula do que mãe de Cristo”, enaltecendo suas glórias e grandezas.

No seguimento de S. Bernardo (1090-1153), autor da primeira regra dos Templários, Jesus e Maria são mel para os nossos lábios, música para os nossos ouvidos e alegria para nossos corações. “Felizes aqueles cuja vida se passa à sombra da protecção duma Mãe como Maria”, dizia o advogado, bispo, e santo doutor da Igreja, S. Afonso Maria de Ligório (1696-1787). Nossa Mãe espiritual vela continuamente por nós, pecadores, e muitas vezes, nem damos conta da Sua poderosa e eficaz protecção, tão dedicada e carinhosa Ela é. Ó Maria, pedia S. Bernardo, guardai-me e defendei-me sempre, como coisa e propriedade Vossa. Sendo Maria linha recta para chegar até ao Senhor Jesus, muitos se fazem servos, escravos e filhos de Maria.

S. Geraldo Majela (1726-1755), nascido perto de Nápoles, considerava-se pertença de Maria, “pertenço à Senhora”, dizia ele. Com sete anos recebera a Comunhão do Corpo de Cristo, através do arcanjo S. Miguel, pois era muito pequeno e só lhe deram o Pão Eucarístico pelos dez anos. Este grande amigo de Jesus, como redentorista, passava grande parte da noite a adorar o Senhor no Santíssimo Sacramento do Seu amor.

Nos Templários, além da cavalaria de defesa dos cristãos, existia a cavalaria espiritual, com espiritualidade mais intensa (Cf. G. Ziegler, Les Templiers et la Chevalerie Spirituelle, Paris, 1973).


3. Dores de Maria, nossa Mãe

        Sete espadas de dor:


1ª. – Na fuga para o Egipto com o Menino Jesus e S. José.
2ª. – Na profecia de Simeão no templo.
3ª. – Na perda de Jesus com doze anos no templo.
4ª. – Encontro com Jesus no caminho do Calvário.
5ª. – Na crucifixão do Senhor.
6ª. – Com Jesus morto nos seus braços.
7ª. – Nas horas de dor, antes da Ressurreição.
(Poderíamos indicar uma 8ª. Dor e muitos sofrimentos, nas maternais dores pelos filhos actuais.)

Frei Tomé de Jesus (1529-1582), religioso agostiniano que ficou aprisionado como escravo em Alcácer-Quibir, no seu livro Trabalhos de Jesus, deixou escrito – “Maria, desde que foi Mãe do Senhor, viveu sempre sua batalha de amor com perpétuo sofrimento”.

Frei Luís de Sousa (1555-1632), dominicano, no seu livro Considerações sobre as lágrimas da Virgem…  … escreveu: “A Paixão de Jesus fez cair a Santa Mãe num abismo de dores e num mar de lágrimas… Viram vossos olhos aquele Rosto, que alegra os anjos do céu, pisado de bofetadas e banhado de sangue”…

Frei Tomé de Jesus deixou escrito:
- “A Senhora ao pé da Cruz, fazia o ofício de remediadora dos pecadores, oferecendo ao Eterno Pai aquele Filho (…) E como S. João perto da Cruz representava a figura dos amados pecadores, quis o Senhor que a todos ficasse obrigação de servir esta Senhora Mãe, e enxugar-lhe suas lágrimas. (Cf. Meus livro, Dores e lágrimas de Maria Santíssima, Mãe de Jesus, 2001.)

S. João Crisóstomo (354-407), doutor da Igreja, dizia que no Calvário Cristo sacrificava a carne e a Virgem Mãe a alma.


            Nossa Senhora das Dores
            Tem sete espadas no peito,
            Que eu bem procuro arrancar
            Com carinho e muito jeito. (MSD)




(Calvário, Grão-Vasco – Viseu)

(Lamentações sobre a morte de Cristo,
Garcia Fernandes, 1537)


4. Maria, Mãe da Igreja

Maria, mãe e rainha dos humanos, ampara, cuida e sofre pelos filhos transviados; percorre caminhos do Reino de Jesus, aparecendo em muitos lugares para ajudar, como fez nas bodas de Caná.

Segundo a tradição, terá aparecido a S. Tiago para lhe levantar um santuário, em Saragoça, onde hoje está a basílica de Nossa Senhora do Pilar.

Em 1531, no México, apareceu a S. João Diogo a pedir-lhe um templo em Sua honra, pois era a Senhora, que esmagava a serpente do mal. A cidade do México tem um dos maiores santuários do mundo e um dos mais visitados, como Nossa Senhora Aparecida no Brasil em 1717, em terras de S. Paulo.





(Nossa Sr.ª de Fátima e João Paulo II)

Apareceu em Lurdes (1858) e em Fátima (1917) com mensagens de amor maternal, sendo estes santuários marianos muito visitados, como muitos outros existentes pelo mundo fora.

Santuários marianos importantes

 - N. Sr.ª das Neves, St. Maria Maior, Roma – 5 Agosto
 - Nossa Senhora de Nazaré, Israel – 25 Março
 - N. Sr.ª do Carmo, Monte Carmelo, Israel – 16 Julho
 - Nossa Senhora de Lurdes, França – 11 Fevereiro
 - Nossa Senhora de Fátima, Portugal – 13 Maio
 - Nossa Senhora das Graças, Medalha Milagrosa, Paris – 27 Novembro
 - Nossa Sr.ª de Guadalupe, México – 12 Dezembro
 - Nossa Senhora Aparecida, Brasil – 12 Outubro
 - Nossa Sr.ª do Pilar, Saragoça, Espanha – 15 Setembro
 - Nossa Senhora da Piedade (Miguel Ângelo), Basílica de S. Pedro, Vaticano – Sexta
   Feira Santa
 - Nossa Senhora de Czestochova, Polónia – 15 Agosto
 - (…) e tantas outras por todo o mundo cristão.

Santuários marianos na diocese de Coimbra:

 - Nossa Senhora do Monte Alto – Arganil
 - Nossa Senhora das Preces – Aldeia das Dez, Oliveira do Hospital
 - Nossa Senhora da Piedade – Lousã
 - Nossa Senhora da Tocha – Cantanhede

 - Nossa Senhora do Cardal – Pombal
Este santuário foi precedido por uma igreja templária dedicada a Nossa Senhora do Templo de Jerusalém do tempo de D. Frei Gualdim Pais, que deu forais a Pombal em 1171 e 1176. Esta igreja ficava no largo do cardal e depois de reconstruída ficou a chamar-se de Nossa Senhora do Cardal desde o século XVII.

 - Nossa Senhora do Pranto ou das Dores – Dornes, Ferreira do Zêzere. A imagem foi escondida dos moiros no séc. VIII e achada no tempo da Rainha Santa Isabel, que mandou construir este santuário junto a uma torre templária.

Existem muitas outras igrejas paroquiais e capelas dedicadas à Virgem Santíssima, Mãe de Deus. Suas imagens, veneradas pelos cristãos, estão em todos os lugares de culto.

Os cristãos invocam-nA como filhos, aflitos, angustiados, arrependidos, cativos, cegos, desamparados, desavindos, desenganados, deserdados, desesperados, doentes, devotos, navegantes, orantes, tristes, pobres ou pecadores, pois a Senhora é Mãe amada e venerada em tantas terras e lugares (Cf. meu livro, Vida de Nossa Senhora, Mês de Maria, págs. 145-149).

No livro Santuários Marianos, Nossa Senhora de Portugal, de Júlio Gil e Nuno Calvet, de 2003, estão cerca de 270 Santuários com belas fotografias. Cerca de três dezenas estão ligados a Nossa Senhora da Piedade, Nossa Senhora das Dores, da Paixão, do Pranto, de Ao pé da Cruz. A maioria dos santuários estão ligados às Glórias de Maria: Mãe de Jesus, Mãe de Deus; Sua Imaculada Conceição; Nossa Senhora da Anunciação, das Graças, da Assunção, do Rosário, da Visitação; Nossa Senhora das Necessidades, dos Remédios, da Saúde; Nossa Senhora do Ó, do Livramento, do Caminho, do Castelo ou da Esperança; Nossa Senhora do Socorro, da Boa Morte, dos Milagres, e sempre, sempre como Mãe Admirável, advogada e auxiliadora dos Cristãos.

     
          À Virgem Santíssima

          Num sonho todo feito de incerteza,
          De nocturna e indizível ansiedade,
          É que eu vi teu olhar de piedade
          E (mais que piedade) de tristeza…

          Não era o vulgar brilho da beleza,
          Nem o ardor banal da mocidade…
          Era outra luz, era outra suavidade,
          Que até nem sei se as há na natureza…

           Um místico sofrer … uma ventura
           Feita só do perdão, só da ternura
           E da paz da nossa hora derradeira…

           Ó visão, visão triste e piedosa!
           Fita-me assim calada, assim chorosa.
           E deixa-me sonhar a vida inteira!

                      Cheia de graça. Mãe de Misericórdia.
                      (Antero de Quental)



(Tomé e Jesus ressuscitado - V.Camuccini - Vaticano)




(Castelo templário Almourol - Tejo)


* +Fr. Mário Simões Dias - Comendador/Comendadoria de Coimbra Rainha Santa Isabel





Sem comentários:

Enviar um comentário