terça-feira, 19 de julho de 2016

A VIAGEM DO PRÍNCIPE REAL D. LUÍS FILIPE A ÁFRICA


A viagem do Príncipe Real Dom Luís Filipe de Bragança, 5.º Príncipe Real e 20.º Duque de Bragança e herdeiro do trono de Portugal, aos domínios portugueses em África, entre 1 de Julho e 27 de Setembro de 1907, foi o acontecimento político mais importante da jovem vida de Dom Luís Filipe, até porque era o primeiro membro da Família Real a fazer tal viagem.


Em S. Tomé deliciou-se com a vegetação tropical e foi recebido numa colónia engalanada e em festa. Em Angola os Sobas, na sua Presença, e perante expressivos arranjos musicais dos instrumentos locais, prestaram-lhe as sentidas homenagens e juraram-lhe fidelidade. Depois, em Lourenço Marques, foi recebido, a 29 de Julho, com vivas ao Príncipe e à Pátria Portuguesa e desfilou nas ruas por entre arcos enfeitados a rigor e perante uma entusiástica população que aplaudia o seu Príncipe Real. Depois foi à Rodésia e por fim à África do Sul, onde teve um acolhimento singular da comunidade local que lhe rendeu diversas homenagens. Depois do Cabo regressou a Angola e no regresso a Portugal passou por Cabo Verde. Em todos os locais que visitou causou Dom Luís Filipe de Bragança a mais distinta impressão, facto pelo qual já na metrópole foi elogiado pelo seu desempenho pelo Rei, seu pai, e pelo Conselho.

Chegou a Portugal em 27 de Setembro de 1907, onde encontrou uma Nação em efervescência política e veria a Sua vida cortada em flor tombando pelas balas da Carbonária ao lado do Seu Augusto Pai e Rei, Dom Carlos I de Portugal, a 1 de Fevereiro de 1908.


MVB - Plataforma de Cidadania Monárquica
Plataforma de Cidadania Monárquica

Sem comentários:

Enviar um comentário