domingo, 10 de junho de 2018

10 DE JUNHO - O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

Foto de Antonio Saldanha de Sousa.

Celebra a data de 10 de Junho de 1580, data da morte de Camões, sendo também este o dia dedicado ao Anjo Custódio de Portugal. Este é também o dia da Língua Portuguesa, do cidadão nacional e das Forças Armadas.


Durante o Estado Novo, de 1933 a 1974, era celebrado como o Dia da Raça: a raça portuguesa ou as portuguesas e portugueses.



Dia do Santo Anjo da Guarda de Portugal: A pedido do rei D. Manuel I de Portugal, o papa Júlio II instituiu em 1504 a festa do «Anjo Custódio do Reino» cujo culto já seria antigo em Portugal. O pedido terá sido feito ao papa Leão X e este autorizou a sua realização no terceiro Domingo de Julho. A sua devoção quase desapareceu depois do séc. XVII, mas seria restaurada mais tarde, em 1952, quando mandada inserir no Calendário Litúrgico português pelo papa Pio XII, para comemorar o Dia de Portugal no 10 de Junho. 



Terá surgido pela primeira vez na Batalha de Ourique, e a sua devoção deu uma tal vitória às forças de D. Afonso Henriques sobre os invasores muçulmanos que lhe deu a oportunidade de autoproclamar-se rei de Portugal.



O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, é comemorado um pouco por todo o mundo. Sendo Portugal um país que já foi dono de colónias nos 5 continentes, este dia é então comemorado pelos milhões de luso-descendentes espalhados pelo mundo e também pelos cerca de 5 milhões de emigrantes portugueses que vivem fora de Portugal.

Foto de José Paulo Amaral Rocha de Oliveira.



Sem comentários:

Enviar um comentário