quarta-feira, 27 de junho de 2018

20 inimigos para cada Português (Conquista de Jor)

Foto de Nova Portugalidade.


As espantosas vitórias militares alcançadas pelos soldados portugueses contra multidões de inimigos apareciam aos olhos dos naturais asiáticos como a prova mais evidente de que o deus dos europeus era mais poderoso que os seus antigos deuses e facilitavam as conversões; por seu turno, a cristianização dos nativos pelos religiosos fornecia aos soldados milhares de auxiliares dedicadíssimos que lhes permitiam duplicar ou triplicar, a baixo custo, os reduzidos efectivos vindos da metrópole. Em contrapartida, as injustiças, as desonestidades e por vezes mesmo as crueldades praticadas pelos soldados eram um péssimo exemplo da aplicação prática da doutrina cristã que comprometia a evangelização. Por outro lado, a obrigação moral de proteger as comunidades cristãs obrigava os soldados a envolver-se em numerosas guerras que não tinham qualquer interesse sob o ponto de vista político ou económico. A verdade é que não era fácil harmonizar e coordenar no tempo e no espaço acções tão díspares como eram as de Comerciar, Evangelizar e Subjugar. 

Nos últimos dias de Julho do ano de 1587, chegou a Malaca o já referido num artigo anterior grande Dom Paulo de Lima, com três galeões da sua armada. 

Dirigiu-se para Jor, onde chegou a 6 de Agosto. Reunido o conselho, foi decidido que o assalto à cidade teria logo no dia 15 de Agosto por ser dia da Nossa Senhora. 

Ao que parece, nem sequer foi considerada a linha de acção, muito mais segura, de obrigar o inimigo à rendição por intermédio de um bloqueio naval prolongado, certamente porque este tipo de vitória ser muito mais demorada e incompatível com o brio militar dos bravos fidalgos lusos. 

A 13 de Agosto foi armado um altar em terra, e dita missa, a que assistiam Dom Paulo de Lima, acompanhado por todos os fidalgos e muitos soldados. O dia 14 foi consumido em exercícios espirituais e preparativos de toda a ordem. 

As tropas portuguesas, num total de cerca de seiscentos homens, iam divididas em três «bandeiras»: a que constituía a vanguarda, formada por cerca de duzentos soldados, era comandada por Dom António de Noronha; a que constituía o corpo principal, formada por cerca de duzentos e cinquenta soldados, era comandada por Dom Paulo de Lima; a que constituía a rectaguarda, formada por cerca de cento e cinquenta soldados, era comandada por Mateus Pereira de Sampaio. 

O sol já ia alto, o calor começava a apertar, e os nossos soldados, principalmente os fidalgos, tinham grande dificuldade em marchar, devido não só ao peso das armaduras e dos capacetes como também, e muito principalmente, às temperaturas elevadíssimas que estes atingiam. 

Tinham os soldados conseguido abrir uma passagem através da estacada e, depois de um ferocíssimo combate, começaram a entrar na cidade. 

Mas o avanço tornou-se muito lento porque a rua estava atulhada de inimigos e da muralha que lhe ficava sobranceira choviam sobre os nossos os pelouros das espingardas, de que as tropas de Jor dispunham em número impressionante, e as flechas envenenadas. 

Mesmo que o quisessem fazer, os soldados inimigos que enfrentavam os nossos na rua não podiam recuar devido à massa de gente que tinham atrás de si. 

Para prosseguir, era necessário aos portugueses matar à lança e à espada ou a tiro de arcabuz um a um os adversários que tinham pela frente e passar por cima dos seus corpos. 

O calor era cada vez mais intenso e as armaduras e os capacetes queimavam. Mas, se não fossem eles, os portugueses teriam ficado todos mortos. Os fidalgos que iam na testa da coluna, eram quem suportava todo o peso da batalha. 

Apesar de tudo, a estreiteza da rua favorecia os nossos, porque a frente de combate impedia o inimigo de tirar partido da sua avassaladora superioridade numérica, que era da ordem de vinte para um. 

Enquanto a nossa coluna, qual serpente de ferro, continuava a deslizar muito lentamente para o interior da cidade, os navios de alto bordo continuavam a bater furiosamente as fortificações inimigas com a sua artilharia. Mas o efeito deste bombardeamento era mais de natureza psicológica. 

Bem abrigados dos pelouros vindos do mar, os soldados de Jor que estavam nos baluartes e na muralha sobranceiros à rua continuavam a disparar incessantemente as suas espingardas e os seus arcos sobre a coluna portuguesa, que tinham, praticamente imobilizada, a seus pés. 

Debaixo de um dilúvio de tiros de espingarda e de flechas e acossados por centenas de lanças e de terçados manejados por braços frescos, os soldados da bandeira de Dom António caíam como tordos, apesar de estarem a ser constantemente reforçados pela gente da bandeira de Dom Paulo de Lima, que continuava nas suas costas. 

O combate foi pavoroso! 

E, num instante, o pânico espalhou-se entre o inimigo e as suas hostes desagregaram-se. Montados nos seus elefantes e levando consigo as mulheres e os tesouros, o rei de Jor e os reis seus aliados, que o tinham vindo auxiliar, fugiram espavoridos, acompanhados por um tropel de soldados sem armas e da população da cidade que dava gritos lancinantes. 

Mal podendo acreditar no que os seus olhos viam, os soldados portugueses arrancavam as armaduras e os capacetes que os assavam, bebiam toda a água que podiam apanhar e sentavam-se ou deitavam-se pelo chão, exaustos. 

Extinto o fogo, Dom Paulo de Lima entregou a cidade durante seis dias ao saque dos soldados que, apesar do muito que tinha ardido, ainda acharam por entre os escombros o suficiente para se sentirem compensados do transe aflictivo por que tinham passado. 

Os despojos de natureza militar foram dos maiores que os Portugueses alcançaram nas guerras do Oriente: mais de mil canhões de bronze, entre eles alguns de grosso calibre, mil e quinhentas espingardas, a maior parte delas com as coronhas consumidas pelo fogo e um nunca acabar de lanças, espadas e punhais. Nos esteiros a norte e a sul da cidade foram incendiados cerca de DOIS MIL NAVIOS, entre naus, galés, juncos, galeotas, fustas, lancharas, bantins, champanas e outros de menor porte! 

O rei de Jor perdeu quatro mil soldados que lhe foram mortos em combate pelos portugueses e outros três mil que lhe foram mortos durante a retirada pelos javos que levava consigo. Dos nossos morreram oitenta. 

Tendo deixado a cidade e a maior parte da armada inimiga reduzida a cinzas, Dom Paulo de Lima regressou com todos os navios a Malaca, onde chegou a 5 de Setembro. 

Ali foi recebido em triunfo à maneira da Roma antiga, atravessando a cidade com uma coroa de louros na cabeça, seguido pelos capitães e soldados armados como quando tinham desembarcado em Jor de bandeiras desfraldadas, tocando trombetas e tambores, acompanhados de um cortejo de catipvos acorrentados, com as bandeiras inimigas a arrastar pelo chão e chusmas de escravos transportando aos ombros exemplares das armas capturadas. Salvou a artilharia e a arcabuzaria com um estrondo jamais ouvido, repicaram os sinos e cantou-se solene Te Deum. Pasmavam os gentios e exultavam os portugueses, depois dos longos meses de miséria por que tinham passado. Finalmente, Malaca podia respirar tranquila e olhar com confiança o futuro. Os dois eternos inimigos da cidade, o Achém pela mão de Deus e o Jor pela força do braço português, pareciam liquidados.

(Batalhas e combates da marinha portuguesa volume IV, Saturnino Monteiro)

Ricardo da Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário