quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

DIA DE REIS


Dia de Reis é uma celebração católica, comemorada a 6 de Janeiro. Os três magos foram guiados por uma estrela a Belém, onde se encontrava Maria com o seu filho Jesus, recém-nascido.
O caminho percorrido foi longo, demoraram cerca de doze dias para chegarem ao seu destino.
Partindo de sítios diferentes, cada um levou um presente cheio de significado:
Gaspar partiu da Ásia, levando incenso para proteger o Messias. Como fonte de fé e espiritualidade, este objecto tinha como finalidade espantar insectos com o aroma espalhado pelo ar.


Da Europa, chegou Belchior. Como presente levou ouro, presente este, que apenas era oferecido a Deuses. Ofereceu-O a Jesus como símbolo de riqueza e realeza.
Baltazar levou mirra, de África, era a lembrança oferecida aos profetas. É um óleo ou resina extraído de uma planta, utilizado para a preparação de medicamentos.
Em Portugal a distribuição dos presentes é no Dia de Natal, mas em muitos países, é no Dia de Reis que se reúne a família e se faz a troca de presentes.
A tradição manda que a família se junte novamente para celebrar o fim dos festejos.  que se cantem as Janeiras, tendo início no dia 26 de Dezembro prolongando-se até ao Dia de Reis.
Com o fim da folia, encerram-se as comemorações natalícias em todo o mundo,  desmancham-se as Árvores de Natal e recolhem-se todos os enfeites que se encontram espalhados pela casa.

Sem comentários:

Enviar um comentário