sexta-feira, 29 de maio de 2015

Espada de Afonso Henriques



 
A espada de D. Afonso Henriques esteve ontem no centro do debate. no âmbito do ciclo "Um Objeto e Seus Discursos por Semana", organizado pela Câmara Municipal do Porto, no Museu Militar do Porto.

O chefe da Casa de Bragança e da Casa Real Portuguesa, D. Duarte Pio de Bragança, e um governante da III República, com a pasta da Defesa, José Pedro Aguiar Branco, foram os convidados da sessão, que contou ainda com a participação do coronel Carlos Oliveira Andrade, do Museu Militar do Porto.

Reza a lenda que D. Sebastião terá mandado retirar do túmulo do primeiro rei a sua espada, para com ela se sagrar imperador de Marrocos e que, no infortúnio de 1580, terão devolvido a Santa Cruz a espada de Afonso V.

Como D. Afonso Henriques é o patrono do Exército Português desde 1987, a espada encontra-se exposta no Museu Militar do Porto.

O projeto "Um Objeto e Seus Discursos por Semana" está na sua segunda edição, que se iniciou  a 21 de março, e contará com 33 sessões ao longo do ano, cruzando, nesta segunda edição, o Património Municipal com o de 18 entidades parceiras, entre as quais a Universidade do Porto, Serralves, a Casa da Música, o Teatro Nacional de São João, o Futebol Clube do Porto, a Misericórdia, o Museu Nacional Soares dos Reis, o Coliseu do Porto e o Museu Nacional da Imprensa.

O ciclo acontece todos os sábados, sempre às 18h00, até 12 de dezembro.


 

 

 

 


Fonte: Porto.

Sem comentários:

Enviar um comentário